O clima do Pantanal

Clima table of the Pantanal

O clima do Pantanal está relacionado às condições climáticas da Bacia do Alto Paraguai além de ser o resultado da sua localização geográfica tropical, entre 16 º e 22 ° de latitude Sul e 55 º e 58 º Oeste, seu relevo e a entrada ocasional de massas de ar frio vindas do Sul. O Pantanal apresenta temperaturas médias em torno de 26 ° C. O verão é o período mais quente e chuvoso. O inverno seco tem sua temperatura média ligeiramente mais baixa, mas fortes flutuações de temperatura são comuns no inverno e por isso as temperaturas podem subir muito acima ou descer muito abaixo da média com ocasionais extremos de bem abaixo dos 10 º C. Ocorrências destas se devem principalmente à facilidade na transferência de ar frio vindo dos pampas e à ausência de influências oceânicas. A precipitação média anual atinge 1.200 mm. com a principal ocorrência de chuvas entre Novembro e Março, meses em que o Pantanal recebe cerca de 70% da sua quota anual de chuvas.

O período de seca ocorre de Junho a Setembro e durante estes meses o Pantanal recebe uma média de apenas 10% de sua precipitação anual.

Highwater into the Pantanal

Qual a melhor época para visitar o Pantanal?

Esta é sempre uma questão difícil de responder. Tanto a cheia como a seca apresentam vantagens e desvantagens para o visitante humano. Para a observação da fauna num modo geral, a seca pode ser considerado a melhor época porque obriga a maioria dos animais a procurar as proximidades dos rios, onde então podemos as vezes encontrar grandes concentrações de animais. Na cheia, os animais se distribuem sobre toda a superfície do Pantanal por terem acesso a água por toda parte, o que pode dificultar um pouco a observação deles. Mesmo na cheia porém, podemos ver animais em abundância no Pantanal e as paisagens são sem dúvida ainda mais belas. Na seca podemos ter dificuldades em fazer passeios de barco, enquanto fazemos caminhadas por todo lado. Na cheia podemos navegar à vontade, mas podemos ter a vida dificultada para caminhar.

O ciclo das águas faz o Pantanal estar em constante mutação, com evidentes consequências para quem o visita. Por isso diríamos que a melhor época para visitar o Pantanal é aquela da maior conveniência para cada visitante.