Pantanal - Geografia:

Pantanal mapa

O Pantanal se situa no centro do continente sul-americano e faz parte da imensa bacia hidrográfica do Alto Rio Paraguai.

Trata-se de uma planície suavemente inclinada, das partes mais altas no seu nordeste para as mais baixas no oeste e sudoeste.

A sua formação, com altitudes médias abaixo dos 100 m., é o resultado da grande depressão côncava pré-andina da crosta terrestre, relacionada a movimentos orogénicos andinos no período Terciário.

O Pantanal é constituído por um enorme delta interior de rios, que durante a cheia anual ficam interligados pela inundação. A cheia ocorre de acordo com a época de chuva, entre Dezembro e Março, quando o Pantanal recebe as águas dos planaltos que o envolvem, principalmente ao Norte e Nordeste. Devido à baixa declividade desta planície no sentido Norte-Sul e Este-Oeste, a água que cai nas cabeceiras do rio Paraguai, chega a gastar meses para atravessar todo o Pantanal. Como o escoamento das águas é lento e a altitude da bacia extremamente baixa, o resultado é a típica inundação periódica anual do Pantanal.
Durante a cheia quando os rios transbordam, grandes quantidades de sedimentos naturais são trazidas pelas águas. Quando ao recuar das águas o solo seca, estes sedimentos altamente nutritivos servem de fertilizante para o solo, causando uma explosão de vida na mudança das estações. Assim, o ciclo das águas forma a base fundamental para a abundante flora e fauna e ajuda a preservar o seu próprio meio ambiente por dificultar a invasão do Pantanal pelo homem.